Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Cópia de get it now.gif

Governo Federal Cria Cadastro Nacional da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (18) a criação do SisTEA (Sistema Nacional de Cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) através de um decreto publicado no Diário Oficial da União. O novo sistema tem como objetivo principal fornecer dados essenciais para a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas voltadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).


ree
Foto: Reprodução R7
A gestão do SisTEA será de responsabilidade do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, sendo a participação dos estados, municípios e do Distrito Federal facultativa.

A base de dados do SisTEA será de acesso restrito, e os entes federativos que aderirem ao sistema terão a responsabilidade de expedir a Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista), que terá validade em todo o território nacional. O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) será utilizado como identificador para as pessoas registradas no sistema, e as informações coletadas serão tratadas como "dados pessoais sensíveis".


Competências do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania


O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania terá as seguintes atribuições no âmbito do SisTEA:


  • - Gerir o SisTEA em âmbito nacional;

  • - Editar atos normativos para a gestão e operacionalização do SisTEA;

  • - Coordenar, acompanhar e supervisionar a implementação e a execução do SisTEA;

  • - Aperfeiçoar e monitorar os dados do SisTEA;

  • - Facilitar a interoperabilidade e a integração do SisTEA com outras bases de dados do governo federal;

  • - Gerar relatórios sobre o número de pessoas com TEA registradas no SisTEA, visando a formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas.


Sobre o Transtorno do Espectro Autista


De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a uma série de condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem, além de uma gama restrita de interesses e atividades que são únicas para cada indivíduo e realizadas repetitivamente. Em 2023, o TEA foi incluído na Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde.


O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece suporte às pessoas com TEA por meio de 309 Centros Especializados em Reabilitação espalhados pelo país, proporcionando serviços especializados que incluem avaliação, diagnóstico, reabilitação e acompanhamento multiprofissional para os indivíduos com TEA, seus familiares, cuidadores e acompanhantes.

A criação do SisTEA representa um passo significativo na melhoria do apoio e das políticas públicas destinadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Brasil, proporcionando uma base de dados sólida e confiável para o desenvolvimento de ações eficazes.


Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre

Os arts. 46 e 47 , da Lei 9.610/98 (Lei dos Direitos Autorais) Não se enquadra no tipo penal a repostagem de matérias Jornalísticas. Veja o que diz a Lei no art. 184, do Código Penal.

São elas: Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução tanto de texto como Imagens: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor ou da publicação de onde foram transcritos.

Art. 47. Paráfrases e paródias:
"São permitidas se não forem reproduções exatas da obra original"

 

© 2025 DeolhonoAcre.com.br - Todos os direitos reservados. Acesse o Instagram oficial: @deolhonoacre

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page