Brasil investiga JBS e outros frigoríficos por comprar gado de terras desmatadas
- Redação De Olho no Acre
- há 1 dia
- 2 min de leitura
O Ibama notificou 12 frigoríficos, incluindo dois operados pela JBS, sobre uma inspeção sobre seu suposto envolvimento em um esquema de compra de gado de terras desmatadas ilegalmente na floresta amazônica, de acordo com um documento visto pela Reuters nesta sexta-feira.
O Ibama anunciou na quinta-feira que estava investigando 12 plantas por tais violações, mas não nomeou as empresas.

Em um comunicado, a JBS disse que não comprou gado da fazenda que o Ibama disse ter sido arrasada ilegalmente. O frigorífico acrescentou que pode fornecer mais informações à agência assim que tiver acesso ao relatório de inspeção completo.
As empresas privadas Frigol e Mercurio também estão entre os 12 produtores de carne bovina analisados, mostrou o documento visto pela Reuters.
Frigol respondeu que o Ibama cometeu um erro, acrescentando que também não comprou gado da fazenda que a agência disse ter sido arrasada ilegalmente.
O presidente do conselho da Mercúrio, Lincoln Bueno, disse à Reuters que uma empresa terceirizada monitora a origem dos animais que processa e que não faz negócios com propriedades com irregularidades ambientais e trabalhistas.
O Ibama disse na quinta-feira que estava inspecionando plantas que estavam "adquirindo gado suspeito, triangulado com fazendas 'limpas', para disfarçar sua origem ilegal".
O Ibama acrescentou que já multou seis frigoríficos não identificados em 4 milhões de reais (US $ 740.000) por comprar diretamente 8.172 cabeças de gado do que chamou de "áreas embargadas".
O Ibama também apreendeu mais de 7.000 cabeças de gado que estavam em 2.100 hectares de fazendas que havia bloqueado para uso comercial após o desmatamento ilegal. A empresa disse que multou os infratores em um total de 49 milhões de reais (9,04 milhões de dólares), sem especificar quais empresas ou pessoas eram.
"Produzir, vender ou comprar gado dessas áreas embargadas é crime ambiental e os responsáveis são multados", disse o comunicado do Ibama. (US$ 1 = 5,4212 reais)
Por: (Reuters) -
Comentários