10º BPM – FORÇAS DE SEGURANÇA REALIZAM OPERAÇÃO CONJUNTA E PRENDEM GRUPO DE CRIMINOSOS ESPECIALIZADOS EM FURTO DE CAMINHONETES
- Redação De Olho no Acre
- há 1 dia
- 2 min de leitura
Na manhã desta sexta-feira (29/08/2025), a Polícia Militar de Rondônia por meio do 10º Batalhão de polícia Militar e Polícia Civil de Rondônia, por meio da Delegacia Especializada à Repressão a Extorsão, Roubo e Furtos de Veículos de Cacoal, deflagraram a Operação Unlock, visando o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de integrarem um grupo criminoso especializado no furto de caminhonetes de luxo na região.

As investigações tiveram início no final de outubro do ano passado, quando três caminhonetes Toyota Hilux foram furtadas durante a mesma noite. Os criminosos utilizavam dispositivos eletrônicos sofisticados, capazes de destravar os veículos e acionar a ignição por sistema “start/stop”, sem a necessidade da chave original.
A ação rápida das equipes da Polícia Militar permitiu a recuperação de duas caminhonetes já no dia seguinte na região de Costa Marques/RO e da terceira em Rolim de Moura/RO. A partir dessas apreensões, a investigação avançou, identificando 04 (quatro) integrantes da organização criminosa.
Com base nos elementos coletados, a autoridade policial representou pela expedição de mandados judiciais, cumpridos contra 02 investigados nesta data em Rolim de Moura/RO, com o apoio da Polícia Militar do 10ºBPM por meio da Patrulha de Transito – PTRAN e Sevic da 1ª DPC de Rolim de Moura. O objetivo é interromper a atuação da quadrilha, apreender os dispositivos utilizados nos furtos e coletar novas provas para subsidiar o inquérito policial.
A Operação Unlock recebeu este nome em alusão ao mecanismo eletrônico usado pelos criminosos para “desbloquear” e furtar as caminhonetes sem deixar vestígios aparentes de arrombamento.
Durante a operação, uma motocicleta foi apreendida.
A Polícia Militar e a Polícia Civil de Rondônia reforçam o compromisso com a segurança da população, atuando de forma firme e integrada para desarticular grupos especializados em crimes patrimoniais de alto impacto.
Fonte:
Seção de Comunicação do 10º BPM
Comentários