Apontado como canal da esquerda: GloboNews demite Daniela Lima em meio a reposicionamento editorial
- Redação 24Hrs
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Pesquisa interna indicou rejeição do público à linha editorial progressista; demissão de Daniela Lima e outros comentaristas marca um possível início de reformulação no canal
A jornalista Daniela Lima foi desligada da GloboNews na última segunda-feira (4), após dois anos como uma das principais apresentadoras da emissora. A saída, segundo fontes ligadas ao canal, faz parte de um movimento estratégico da Globo para reposicionar sua linha editorial, após uma pesquisa indicar desgaste da imagem da GloboNews junto ao público.

O estudo, encomendado pela própria emissora ao instituto Quaest, revelou que parte dos assinantes passou a enxergar o canal como “alinhado à esquerda”, mencionando afinidade com partidos como PT e PSOL. Além disso, o levantamento apontou incômodo com o tom informal de debates, brigas ao vivo e análises consideradas “irônicas demais” por alguns telespectadores.
A pesquisa também revelou que faltam vozes divergentes nas análises políticas e identificou nomes associados a esse perfil, entre eles, Daniela Lima. Segundo a apuração, suas manifestações públicas e postagens nas redes sociais com críticas a figuras do Supremo Tribunal Federal (STF) de perfil mais conservador pesaram na decisão da emissora.

Saída repercute entre colegas
Em suas redes sociais, Daniela confirmou a demissão com um texto de despedida:
“Depois de dois anos, deixo a GloboNews com a sensação de missão cumprida, cabeça erguida, sedenta pelos próximos desafios. Viva o novo! Deixo aos colegas de trabalho, amigos que vou levar pra vida, meu muito obrigada e até breve!”.
Colegas como Leilane Neubarth e Flávia Oliveira lamentaram a saída da apresentadora e elogiaram sua trajetória. “Você não tem ideia do quanto aprendi convivendo diariamente com você”, escreveu Leilane. “Sua paixão pelo jornalismo é inspiradora”, completou Flávia.
Além de Daniela, a GloboNews também confirmou a saída dos comentaristas Eliane Cantanhêde e Mauro Paulino, em comunicado oficial:
“Como parte do movimento permanente de renovação do quadro do canal, Eliane Cantanhêde, Daniela Lima e Mauro Paulino não integram mais o time da GloboNews. A GloboNews agradece a eles a valiosa parceria na apresentação e análise dos importantes acontecimentos políticos do Brasil e do mundo.”
Reformulação rumo aos 30 anos
A emissora já começou a implementar mudanças editoriais e de programação. Uma das novidades é o programa GloboNews Debate, conduzido por Julia Duailibi, com a proposta de ampliar a pluralidade de vozes.
Para substituir Daniela no Conexão GloboNews, o nome mais cotado é Rafael Colombo, ex-CNN e Jovem Pan, atualmente na GloboNews em São Paulo.
As mudanças fazem parte do reposicionamento planejado para os 30 anos da GloboNews, celebrados em 2026. A emissora deve reformular cenários, formatos e a composição de seu time de analistas.
Trajetória de Daniela Lima
Daniela Lima passou pelos jornais Correio Braziliense, Folha de S.Paulo, revista Veja e apresentou o Roda Viva na TV Cultura. Na CNN Brasil, ganhou destaque à frente do CNN 360°. Em 2023, migrou para a GloboNews, onde assumiu o comando do Conexão até sua saída nesta semana.
Comments