Tentativas de ataques cibernéticos atingem STJ; sites do CNJ e da Petrobras enfrentam instabilidades
- Redação De Olho no Acre
- 5 de mar.
- 1 min de leitura
Órgãos reforçam medidas de segurança para garantir a integridade de seus sistemas
Na terça-feira (4), o portal do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi alvo de tentativas de ataques cibernéticos. Em nota, o tribunal informou que todas as investidas foram bloqueadas pelas ferramentas de prevenção a invasões, assegurando que os sistemas não foram derrubados. Para lidar com a situação, foram ativados mecanismos como a validação de acesso do usuário humano, o que pode causar lentidão, porém sem comprometer o funcionamento do portal e de seus serviços.

Além do STJ, outros órgãos também enfrentaram instabilidades em seus sites. O portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresentou instabilidade, e o site da Petrobras registrou oscilações ao longo do dia, chegando a ficar fora do ar em determinados momentos. Em nota, a estatal informou que o acesso ao site institucional foi normalizado após uma breve instabilidade detectada na tarde de terça-feira, esclarecendo que a instabilidade foi restrita ao site.
A Polícia Federal (PF) negou qualquer tentativa de invasão em seus sistemas. No entanto, a corporação informou que investiga a origem de um ataque hacker que deixou seus sistemas fora do ar em setembro de 2024. Na ocasião, o portal de serviços passou por uma "instabilidade", mas os sistemas internos não foram comprometidos.
Em setembro de 2024, o STJ também sofreu um ataque cibernético. Na época, o tribunal informou que o controle foi totalmente retomado em poucos minutos e que os serviços digitais voltaram a funcionar normalmente, sem prejuízos aos usuários.
Kommentare