TARIFAÇO DE TRUMP: EUA adotam nova fórmula para tarifas recíprocas com base no déficit comercial: Veja
- Redação 24Hrs
- 3 de abr.
- 1 min de leitura
Atualizado: 8 de abr.
O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (2) a metodologia utilizada para calcular as chamadas "tarifas recíprocas" sobre produtos importados, previstas para entrar em vigor a partir de abril.
Diferentemente do que foi inicialmente declarado pelo presidente Donald Trump, as taxas não foram baseadas diretamente nas alíquotas cobradas por outros países sobre produtos norte-americanos, mas sim no déficit comercial dos EUA com cada parceiro comercial.

Segundo o Escritório do Representante Comercial dos EUA, o objetivo da medida é reduzir os déficits bilaterais, aplicando tarifas que variam conforme a diferença entre importações e exportações.
No caso da China, onde o déficit comercial norte-americano atingiu US$ 295,4 bilhões em 2024, a tarifa recíproca foi calculada para equilibrar essa balança, resultando em uma alíquota de 34%.

A nova política também prevê uma taxa mínima de 10%, mesmo para países com os quais os EUA não possuem déficit comercial, como o Brasil. O cálculo leva em consideração variáveis como a elasticidade da demanda e o repasse das tarifas para os preços, mas, nesta aplicação inicial, esses fatores foram fixados em valores que não alteram os resultados.
Comments