Medicamento Injetável Mostra 100% de Eficácia na Prevenção do HIV em Estudo
- Redação 24Hrs
- 17 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Um novo medicamento injetável para prevenção do HIV, chamado lenacapavir, demonstrou 100% de eficácia na redução da infecção por HIV em mulheres cisgênero, segundo um ensaio clínico realizado na África do Sul e Uganda. A injeção, aplicada semestralmente, mostrou-se mais eficaz em comparação com outras opções de profilaxia pré-exposição (PrEP) disponíveis atualmente.

O estudo, conhecido como PURPOSE 1, envolveu a avaliação de lenacapavir em três locais na Uganda e 25 na África do Sul, comparando sua eficácia com o Truvada F/TDF e o Descovy F/TAF, ambos comprimidos diários amplamente utilizados como PrEP. O medicamento atua como inibidor de fusão capside, interferindo na capacidade do HIV de se replicar.
Segundo Merdad Parsey, diretor médico da Gilead Sciences, desenvolvedora do lenacapavir, o resultado de 100% de eficácia representa um avanço significativo no combate à epidemia de HIV. O estudo continua com a fase PURPOSE 2, que avaliará a aplicação do medicamento em outras populações, incluindo homens cisgêneros que fazem sexo com homens e pessoas transgênero.
O lenacapavir semestral para PrEP tem potencial não apenas para melhorar a adesão ao tratamento, mas também para reduzir o estigma associado ao uso de medicamentos diários para prevenção do HIV, contribuindo para metas globais de redução de novas infecções por HIV estabelecidas pela ONU.
Comentarios