Israel planeja resposta após ataque do Irã; G7 condena ação e promete apoio
top of page
Whatsapp Deolhonoacre

Israel planeja resposta após ataque do Irã; G7 condena ação e promete apoio

O governo de Israel está planejando uma resposta ao ataque do Irã que visa "ferir" o país persa, mas sem desencadear uma guerra regional.


Após uma reunião do gabinete de guerra israelense nesta segunda-feira (15), ficou estabelecido que Tel Aviv busca uma retaliação que seja contundente o suficiente para enviar uma mensagem de dissuasão, porém, evitando uma escalada que possa levar a um conflito mais amplo na região.


Netanyahu em 18 de fevereiro de 2024 — Foto: REUTERS/Ronen Zvulun/File Photo
Netanyahu — Foto: REUTERS/Ronen Zvulun/File Photo

O chefe de gabinete das Forças de Defesa Israelenses, Herzi Halevi, declarou que o Irã receberá uma resposta ao lançamento de mísseis e drones contra Israel, porém, o governo israelense ainda está avaliando quais serão os próximos passos a serem tomados.

O contexto do ataque iraniano foi uma retaliação ao bombardeio israelense à embaixada do Irã na Síria. Esses ataques refletem as tensões de longa data entre os dois países, cuja intensidade varia conforme o cenário geopolítico.


Embora Israel esteja considerando uma ação militar coordenada com os Estados Unidos, Washington já afirmou que não participaria de um eventual ataque ao Irã. O Gabinete de Guerra israelense, composto por figuras proeminentes como o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o ministro da Defesa Yoav Gallant e Benny Gantz, ex-comandante das Forças Armadas de Israel, está discutindo possíveis respostas ao ataque.


O porta-voz da Diplomacia Pública de Israel, Avi Hyman, enfatizou a postura de defesa do país e a prontidão para responder a qualquer ameaça à sua segurança. Além disso, líderes do G7 expressaram total solidariedade a Israel e condenaram o ataque iraniano, enquanto a União Europeia e o Conselho de Segurança da ONU também estão discutindo medidas em resposta à escalada das tensões.

O ataque iraniano, que incluiu drones e mísseis, foi inédito e resultou em uma série de medidas defensivas por parte de Israel, que conseguiu interceptar a maioria dos artefatos lançados. No entanto, a agressão iraniana representa uma escalada perigosa das tensões na região do Oriente Médio, levando a preocupações sobre uma possível nova rodada de conflitos.


Enquanto Israel e o Irã continuam a trocar ameaças e ações retaliatórias, a comunidade internacional observa com apreensão, esperando que uma solução diplomática possa ser alcançada para evitar uma escalada ainda maior do conflito.

bottom of page