top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Cópia de get it now.gif

Governo municipal zera IPTU de imóveis danificados pelas chuvas em Rio Branco

Moradores com ao menos 40% da propriedade danificada terão isenção em 2025; quem já pagou, terá abatimento no ano seguinte

Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Foi sancionada pelo prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (15), a Lei Complementar nº 346, que concede remissão de dívidas do IPTU e da taxa de remoção de resíduos sólidos a imóveis residenciais atingidos pelas enchentes, alagamentos e desbarrancamentos ocorridos entre fevereiro e março deste ano na capital acreana.

A medida contempla os contribuintes cujos imóveis tenham tido pelo menos 40% da área territorial afetada por desastres naturais, oferecendo isenção do tributo referente ao exercício de 2025. Para os contribuintes que já efetuaram o pagamento total ou parcial do IPTU deste ano, haverá compensação no imposto de 2026.


O valor máximo da remissão será de até cinco vezes a Unidade Fiscal do Município de Rio Branco (UFMRB) vigente no próximo ano.


A comprovação dos danos poderá ser feita por meio de laudos técnicos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, imagens datadas com geolocalização, GPS e declarações formais dos proprietários. A lista dos imóveis afetados será elaborada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) e o Núcleo de Geotecnologia, e encaminhada à Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), que será responsável por analisar e conceder o benefício.


Os proprietários que não constarem na lista oficial, mas tiverem imóveis atingidos, poderão abrir processo administrativo individual na Sefin, dentro de um prazo de até 90 dias após a publicação da lei.


A legislação também determina que não haverá restituição em dinheiro para quem já pagou os tributos e que o benefício poderá ser revogado em caso de comprovação de concessão indevida, com cobrança do valor atualizado. A Sefin emitirá instruções normativas complementares para a aplicação da lei.



  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre

Os arts. 46 e 47 , da Lei 9.610/98 (Lei dos Direitos Autorais) Não se enquadra no tipo penal a repostagem de matérias Jornalísticas. Veja o que diz a Lei no art. 184, do Código Penal.

São elas: Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução tanto de texto como Imagens: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor ou da publicação de onde foram transcritos.

Art. 47. Paráfrases e paródias:
"São permitidas se não forem reproduções exatas da obra original"

 

© 2025 DeolhonoAcre.com.br - Todos os direitos reservados. Acesse o Instagram oficial: @deolhonoacre

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page