Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Cópia de get it now.gif

ENERGISA EMITE DUAS CONTAS DE ENERGIA ELETRICA COM VENCIMENTO NO MESMO MÊS

O transtorno começou no final do ano passado quando consumidores receberam duas contas de energias, outubro e novembro, com vencimento para o inicio de dezembro.


Esse transtorno levou muitos consumidores a procurar a ENERGISA achando que se tratava de mais um golpe na praça.

Mas o golpe foi mesmo no bolso do consumidor que se viu obrigado a pagar ou fazer parcelamento da energia com receio de ter sua luz cortada.

Alguns moradores que se sentiram prejudicados, procuraram a ENERGISA para saber o motivo de ter recebidos duas contas com vencimento para a mesma data.

A ENERGISA alegou que quando compraram a empresa da ELETROACRE havia esse erro na cobrança, e por isso a emissão de suas contas. Ou seja, depois de 5 anos a corda arrebenta no lado mais fraco que é o consumidor.



Infelizmente a ENERGISA vem prejudicando alguns consumidores que estão no lado mais fraco desta relação comercial no qual depende do fornecimento de energia elétrica para manter o indispensável na sua vida diária.


O consumidor que se sentir prejudicado pode procurar o PROCON que poderá dar mais orientações de como proceder se sentir prejudicado.


Privatização

Em 2018, com a venda das seis concessionárias da Eletrobrás, a empresa foi adquirida pelo Grupo Energisa junto com a concessionária Energisa Rondônia. Com isso, a empresa alterou seu nome para Energisa Acre.

A Eletrobras Distribuição Acre foi uma concessionária federal de serviço público responsável pela distribuição e comercialização de energia elétrica para todo o Estado, subsidiária da Eletrobras, que detinha 93,29% do total de seu capital social. O suprimento de energia elétrica da capital, Rio Branco, e às seis localidades interligadas ao Sistema Rio Branco, feita pela Eletronorte.



O que diz a ANEEL

De acordo com a Resolução da ANEEL, as concessionárias públicas de energia elétrica, devem estabelecer o prazo mínimo para o vencimento das faturas de cinco dias úteis, contados a partir da data de apresentação. A prática de emitir duas contas com vencimento no mesmo mês constitui uma irregularidade vedada às empresas concessionárias de energia elétrica. Tal conduta não apenas contraria a obrigação de informação e transparência que a referida fornecedora deve manter com os consumidores, mas também configura uma prática abusiva, infringindo uma disposição expressa da ANEEL.


Desde o momento de sua instituição, a ANEEL tem promulgado diversas Resoluções Normativas com o intuito de definir, de maneira atualizada e consolidada, as condições gerais para o fornecimento de energia elétrica. A Resolução Normativa nº 414, datada de 9 de setembro de 2010, permanece em vigor até os dias atuais. Sua concepção fundamenta-se na Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, conhecida como Código de Defesa do Consumidor – CDC, sendo elaborada a partir de sugestões provenientes de agentes do setor e da sociedade em geral, obtidas por meio de audiência pública realizada nos anos de 2008 e 2009.

O propósito central da ANEEL consiste na supervisão das atividades das concessionárias de energia elétrica em todo o território nacional. Ademais, a agência está habilitada a impor sanções administrativas com o objetivo de regular a atuação dessas entidades, alinhando-as aos preceitos estabelecidos no CDC. Esta abordagem visa assegurar uma melhoria significativa na qualidade e eficiência da prestação do serviço de energia elétrica.


Da redação

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre

Os arts. 46 e 47 , da Lei 9.610/98 (Lei dos Direitos Autorais) Não se enquadra no tipo penal a repostagem de matérias Jornalísticas. Veja o que diz a Lei no art. 184, do Código Penal.

São elas: Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução tanto de texto como Imagens: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor ou da publicação de onde foram transcritos.

Art. 47. Paráfrases e paródias:
"São permitidas se não forem reproduções exatas da obra original"

 

© 2025 DeolhonoAcre.com.br - Todos os direitos reservados. Acesse o Instagram oficial: @deolhonoacre

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page