Enem 2026: prazo para pedir isenção da taxa começa nesta segunda-feira (13)
- Renalice Silva

- 12 de abr.
- 1 min de leitura
Começa nesta segunda-feira (13) o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2026. O prazo segue até o dia 24 de abril e é destinado a candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo edital.

O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, utilizando a conta gov.br. No mesmo período, também será possível justificar ausência no Enem 2025 para quem faltou aos dois dias de prova e deseja participar gratuitamente da edição deste ano.
Têm direito à isenção:
Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2026;
Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, com renda de até um salário mínimo e meio;
Pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico;
Participantes do programa Pé-de-Meia.
O edital também permite solicitar o uso do nome social já nesta etapa, desde que esteja regularizado na Receita Federal.
É importante lembrar que a aprovação da isenção não garante a inscrição automática no Enem 2026. O candidato deverá se inscrever posteriormente, dentro do prazo que ainda será divulgado pelo Ministério da Educação.
Confira o calendário:
Solicitação de isenção e justificativa de ausência: 13 a 24 de abril
Resultado: 8 de maio
Período de recursos: 11 a 15 de maio
Resultado final: 22 de maio
O Enem é hoje a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado em programas como Sisu, Prouni e Fies, além de servir como critério para universidades públicas e privadas, inclusive em instituições de Portugal conveniadas com o Inep.












Comentários