Detran do Acre abre inscrições para 5 mil vagas no Programa CNH Social
top of page
Whatsapp Deolhonoacre

Detran do Acre abre inscrições para 5 mil vagas no Programa CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran-AC) anunciou a abertura de inscrições para o Programa Social de Formação de Condutores de Veículos Automotores, conhecido como Programa CNH Social. O edital, publicado nesta quinta-feira, 18, no Diário Oficial do Estado, oferece um total de 5 mil vagas para os acreanos de baixa renda terem acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Foto: Iza Bruna/Detran
Foto: Iza Bruna/Detran

O programa, criado pelo governo estadual, visa proporcionar oportunidades de mobilidade e inserção no mercado de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. As 5 mil vagas estão distribuídas em três modalidades:


  • Modalidade Estudantil: 1.666 vagas;

  • Modalidade Urbana: 1.666 vagas;

  • Modalidade Rural: 1.666 vagas.

As inscrições estarão abertas a partir de segunda-feira, 22 de abril, até o dia 21 de maio, exclusivamente pelo site do Detran-AC.

Para se candidatar, é necessário cumprir alguns requisitos, incluindo estar cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico) e ativo por pelo menos quatro meses, ter idade igual ou superior a 18 anos e possuir habilidades de leitura e escrita.


Durante o processo de inscrição, os interessados poderão optar por uma das seguintes categorias: habilitação gratuita nas categorias A ou B, adição de categorias A ou B ou mudança da categoria B para a D.

O programa contemplará todos os municípios do estado, com 40% das vagas destinadas aos residentes da capital e 60% para os demais municípios. Além disso, 5% das vagas serão reservadas para pessoas com deficiência.


Veja o Edital:


EDITAL-CNH-SOCIAL
.pdf
Fazer download de PDF • 132KB


Os beneficiários selecionados receberão isenção de taxas, incluindo procedimentos como inclusão no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Licença de Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), agendamento de provas teóricas e práticas, exames médicos e psicológicos, entre outros. O programa também oferecerá cursos teóricos de legislação de trânsito, aulas práticas de direção e até três retestes gratuitos, por meio de parcerias com os centros de formação de condutores (CFCs).


Fonte: Jornal a Gazeta

bottom of page