Deslizamento de terra ameaça abastecimento de água e pode levar Rio Branco a decretar estado de emergência
- Redação 24Hrs
- 28 de dez. de 2024
- 1 min de leitura
O deslizamento de terra que atingiu a captação da Estação de Tratamento de Água 1 (ETA 1), em Rio Branco, pode levar à decretação de situação de emergência nos próximos dias.
A Defesa Civil Municipal esteve no local na manhã deste sábado, 28, e recomendou ao prefeito Tião Bocalom que aprove o decreto com urgência, visando agilizar soluções para o problema, que já afeta o abastecimento em diversas regiões.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, o decreto deve ser assinado na segunda-feira, 30, após a finalização dos pareceres técnicos. "O risco na ETA 1 é iminente. O decreto permite ações emergenciais para superar a burocracia e resolver o problema com mais rapidez", afirmou.

Além da ETA 1, a captação da ETA 2 também enfrenta problemas estruturais semelhantes. Em abril, outro decreto de emergência foi necessário para viabilizar reparos na estação.
O deslizamento ocorrido no último dia 16 já comprometeu o fornecimento de água para mais de 40 bairros da capital acreana, agravando a situação e destacando a urgência das medidas.
A situação da captação da ETA I voltou a produzir 75% dezesseis horas depois do desbarrancamento, ocorrido no dia 16, voltando à produção máxima 5 dias depois. No entanto, devido à movimentação de terra e a enchente do rio Acre, a situação pode evoluir e se agravar, o que poderá interromper a captação da ETA I, com prometendo 40% da produção de água de Rio Branco.
Comments