Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Cópia de get it now.gif

Deputado Nikolas Ferreira é condenado a pagar R$ 200 mil por discurso considerado transfóbico

A Justiça do Distrito Federal condenou o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao pagamento de R$ 200 mil por danos morais, devido a um discurso considerado transfóbico proferido na tribuna da Câmara dos Deputados no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2023.



A ação foi movida por entidades representativas da comunidade LGBTQIA+, que apontaram o discurso como ofensivo. Na ocasião, o parlamentar utilizou uma peruca e afirmou que “se sentia uma mulher”, além de dizer que “as mulheres estão perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres”.

A juíza Priscila Faria da Silva, da 12ª Vara Cível de Brasília, concluiu que as declarações extrapolaram os limites da liberdade de expressão e configuraram discurso de ódio. Na decisão, a magistrada destacou que as falas descredibilizaram a identidade de gênero de pessoas transexuais.


A condenação foi proferida na esfera cível e ainda cabe recurso. No âmbito criminal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, arquivou no ano passado denúncias semelhantes contra o deputado, sob entendimento de que as falas estavam protegidas pela imunidade parlamentar prevista na Constituição.


O parlamentar ainda não se manifestou sobre a decisão.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre

Os arts. 46 e 47 , da Lei 9.610/98 (Lei dos Direitos Autorais) Não se enquadra no tipo penal a repostagem de matérias Jornalísticas. Veja o que diz a Lei no art. 184, do Código Penal.

São elas: Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução tanto de texto como Imagens: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor ou da publicação de onde foram transcritos.

Art. 47. Paráfrases e paródias:
"São permitidas se não forem reproduções exatas da obra original"

 

© 2025 DeolhonoAcre.com.br - Todos os direitos reservados. Acesse o Instagram oficial: @deolhonoacre

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page