Please Enable JavaScript in your Browser to Visit this Site.

top of page
Whatsapp Deolhonoacre
Cópia de get it now.gif

Com DNA nordestino, workshop "Hoje Dama, Amanhã Diva" impulsiona cultura junina no Acre

Com apoio do Instituto Junina Pega-Pega, evento reúne quadrilhas de várias cidades e promove intercâmbio artístico com técnicas inovadoras do Nordeste.





O preparador junino Cley Oliveira, do Ceará, desembarcou no Acre para ministrar o workshop “Hoje Dama, Amanhã Diva”, um evento que há 13 anos contribui para a transformação artística do movimento junino no Brasil.


Reconhecido nacionalmente, Cley aplicará as atividades nos dias 21 e 22 de janeiro, no Centro Integrado de Esporte e Lazer para a Comunidade (CIEC), em Rio Branco.

No primeiro dia, 55 participantes de sete quadrilhas juninas do Acre estiveram presentes. Foram elas: Junina Pega-Pega, Malucos na Roça, Sassaricano na Roça, Explode Coração, CL na Roça, Matutos na Roça, Explosão Junina (Plácido de Castro) e Junina Manguaça (Sena Madureira).


Realizado pela Produtora Cultural Rose Marry, com financiamento do Ministério da Cultura e apoio do Instituto Junina Pega-Pega, o evento buscou fortalecer a conexão entre as culturas nordestina e nortista, promovendo um intercâmbio de técnicas coreográficas e artísticas. Na ocasião, a abertura do evento contou com a participação da intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Luciana Araújo, garantindo assim a inclusão cultural a todos os públicos.



Cley Oliveira destacou a importância de compartilhar suas técnicas e fortalecer a identidade junina.


"Isso faz com que eu me sinta realmente pronto para passar o meu processo coreográfico, desenvolvendo a cultura do Norte com técnicas do Nordeste. Estou muito surpreso e agraciado por vivenciar esse momento com pessoas de culturas tão distintas, mas unidas pelo mesmo propósito," afirmou o ministrante.


Leydi Lima, noiva da quadrilha Junina Pega-Pega, celebrou a oportunidade de aprender com o coreógrafo cearense.


"Tenho 19 anos de quadrilha e, este ano, completo 10 anos como noiva. Foi maravilhoso adquirir tanto conhecimento. Cley é um coreógrafo excepcional, muito paciente e talentoso. Sem dúvidas, esse intercâmbio só tem a acrescentar na nossa cultura" comentou.

De acordo Rose Marry, o workshop não apenas capacitou os participantes, mas também reforçou o papel das quadrilhas juninas como expressão cultural no Acre.


"As atividades que mesclam técnica, ritmo e identidade, o evento simboliza a união de diferentes regiões do Brasil em prol do fortalecimento da tradição junina", finalizou.


Dry Alves, Ascom

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
  • Pagina do Instagram
  • Página Facebook
  • Página do X
  • Grupos do Whatsapp
  • Canal Oficial no Whatsapp

Veja Também

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre.com.br

deolhonoacre

Os arts. 46 e 47 , da Lei 9.610/98 (Lei dos Direitos Autorais) Não se enquadra no tipo penal a repostagem de matérias Jornalísticas. Veja o que diz a Lei no art. 184, do Código Penal.

São elas: Art. 46. Não constitui ofensa aos direitos autorais: I - a reprodução tanto de texto como Imagens: a) na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor ou da publicação de onde foram transcritos.

Art. 47. Paráfrases e paródias:
"São permitidas se não forem reproduções exatas da obra original"

 

© 2025 DeolhonoAcre.com.br - Todos os direitos reservados. Acesse o Instagram oficial: @deolhonoacre

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page