Carreta do Hospital de Amor atende mulheres com exames gratuitos de mamografia e PCCU na Rede Amazônica Acre
- Da Redação
- 30 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atendimentos ocorrem nesta quarta-feira (30), das 10h às 17h, com previsão de atender 100 mulheres. Além disto, também há estande da Energisa Acre para orientar a população sobre contas de energia elétrica e troca de lâmpadas.

Pelo menos 100 mulheres devem ser atendidas, nesta quarta-feira (30), em mais uma ação da carreta do Hospital de Amor em Rio Branco. Desta vez, o serviço ficou disponibilizado em frente à sede da Rede Amazônica Acre, no Loteamento Novo Horizonte, das 10h às 17h, proporcionando acesso a cuidados essenciais para a comunidade de forma gratuita.
Dentre os exames disponíveis, destacam-se a mamografia e o preventivo, também conhecido como Papanicolau, que avalia o colo do útero e previne possíveis casos de câncer nesta região.
A artesã Selma Guimarães tem 55 anos e foi uma das pacientes atendidas. Ela disse que esta foi a primeira vez que fez a mamografia e que aproveitou a localização da carreta para fazer o exame, por conta da distância entre a casa dela e a sede do hospital.
"É importante se prevenir contra o câncer, principalmente para quem já tem casos na família. Temos que providenciar [os exames] para termos nossa saúde. Eu nunca fiz [a mamografia], é a primeira vez e o que eu digo é que tá dando muitos casos de câncer de mama, e que tem que se prevenir", frisou.
A dona de casa Sheila Araújo, de 55 anos, também aproveitou para fazer os exames e ver como está a saúde da mama. "Prevenir é a melhor forma para não ter câncer de mama", complementou.
A técnica em Radiologia, Kelren Lima, é uma das profissionais que fazem o atendimento de mamografia. Ela disse que é um exame simples, rápido e enfatizou a importância da prevenção.
"A mamografia é muito importante principalmente no rastreio, que é quando a paciente não está sentindo nada. É muito importante que a gente encontre o câncer precocemente, antes de sentir qualquer coisa. Com essas ações, a gente consegue chegar próximo às mulheres que não conseguem chegar até o Hospital de Amor, e assim ampliando mais o público".
Segundo a gerente do Hospital de Amor, Ana Maria Negreiros, desde 2019 até este ano, o Hospital de Amor fez 50 mil mamografias e 60 mil PCCUs.
"Eu sempre digo que a prevenção salva vidas. Quanto mais mulheres nós rastreamos, quanto mais mulheres fazem a prevenção, ali pode ter uma precisando de ajuda e logo sendo feito a mamografia, sendo feito o PCCU. Se ela houver necessidade [de tratamentos mais avançados], ela pode ser curada porque está se cuidando [de maneira] precoce e se prevenindo", destacou.
Os documentos necessários para o atendimento são:
RG,
CPF,
cartão do SUS e
Comprovante de endereço.
Por: G1
Comments